O I Seminário de Monitorização de Fauna Selvagem – Impactos e Perspectivas – é organizado pela Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade do Minho, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e o Mosteiro de São Martinho de Tibães.
A Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, com sede no Departamento de Biologia da Universidade do Minho, que atua nas áreas de investigação e gestão de Vida Selvagem, tendo sido criada por docentes e investigadores que dedicam a sua atividade à investigação científica, gestão e conservação dos ecossistemas em Portugal.
Parceiros:
O Departamento de Biologia é uma subunidade orgânica da Escola de Ciências da Universidade do Minho que tem por missão criar e transmitir conhecimento no domínio da Biologia, num ambiente de interdisciplinaridade com outras áreas das Ciências.
A Unidade de Vida Selvagem (UVS), do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro integra diversas valências na área da Ecologia Animal, incluindo o Estudo da Dinâmica das Populações Animais e dos seus Habitats, a Gestão e o Ordenamento Cinegéticos e Piscícolas, a Conservação, Valorização e Monitorização de Áreas Naturais e da sua Biodiversidade, a Aplicação de Sistemas de Informação Geográfica à Gestão dos Recursos Naturais, a Genética Populacional, a Educação Ambiental e a Divulgação e Comunicação em Ciência, nomeadamente da Investigação em Ecologia Animal e Biodiversidade.
O Mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, situa-se na região norte de Portugal, a 6 kms a noroeste de Braga. Património afeto à Direção Regional da Cultura do Norte/Ministério da Cultura, está classificado como Imóvel de Interesse Público e protegido por uma Zona Especial de Proteção. A sua Cerca monástica de 40 hectares caracteriza-se pela biodiversidade de espécies de flora e fauna, sendo única no seu género uma vez que combina funções agrícolas e de mata com o jardim barroco.